Iniciou sua carreira no Ipiranga, clube poliesportivo de sua cidade natal Blumenau. Transferiu-se ao basquetebol espanhol com pouco mais de 15 anos de idade.[3], equipe da cidade de Vitória, situada na província de Álava, comunidade autônoma do País Basco, Espanha. Ele foi escolhido pelo San Antonio Spurs na primeira rodada no Draft de 2007 da NBA, mas decidiu não ir para os EUA porque recebeu uma oferta financeira oito vezes maior do clube espanhol - a NBA opera com um regulamento que impõe um teto salarial aos jogadores considerados novatos.[4]
Em pesquisa realizada pelo site oficial da NBA com os gerentes de suas 30 equipes, em 2008, o pivô brasileiro foi apontado como o terceiro melhor jogador do mundo, entre os que não atuam na liga americana, percentualmente empatado com o segundo colocado, o espanhol Juan Carlos Navarro[5].
Em junho de 2010, Splitter ganhou o prêmio de melhor jogador (MVP) da temporada regular da Liga Espanhola de Basquetebol (ACB). Consolidando a boa temporada, também foi eleito o MVP das finais, quando sua equipe conquistou o título. Ele é apenas o segundo jogador em toda a história da Liga ACB a ganhar estes dois prêmios (o pivô lituano Arvydas Sabonis os ganhou na temporada 1993/94).[6] Neste país, casou-se com a espanhola Amaia Amescua.
NBA
Em 2010, Splitter assinou contrato com o San Antonio Spurs, da NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.[7].
Nenhum comentário:
Postar um comentário